COMO SE BENEFICIAR DO ACORDO DE LIVRE COMERCIO AUTOMOTIVO ENTRE BRASIL E PARAGUAI – 3R automotiva

Você sabe o que é o acordo de livre comercio automotivo entre o Brasil e o Paraguai? Quais são os benefícios para os dois países? Sabe o que ele muda e como você e seu veiculo podem se beneficiar com ele? Leia este artigo até o fim que a gente tira suas duvidas!

 O ACORDO

Em fevereiro de 2020 foi assinado o acordo de livre comercio automotivo entre Brasil e Paraguai, o acordo estabelece que os veículos e as peças comercializadas entre esses países terão tarifas mínimas ou zeradas.

Esse foi o ultimo de uma serie de acordos comerciais que o Brasil realizou com os países do MERCOSUL. O país já assinou acordos com a Argentina e Uruguai, mas esses acordos só começam a valer mais para frente.

Embora  o comércio de produtos automotivos e veículos entre Brasil e Paraguai ainda seja baixo, aumentou consideravelmente na ultima década. Em 2019 foram Exportados U$ 415 milhões para o Paraguai e foram importados U$ 235 milhões para o Brasil, um saldo positivo para balança comercial brasileira de produtos automotivos. O acordo beneficia ambos os países uma vez que 40% dos produtos automotivos que entram no Paraguai são exportações brasileiras. É esperado que a participação do Brasil aumente  e o Paraguai consiga importar volumes maiores devido a isenção de tarifas.

COMO SE BENEFICIAR

Já vimos que o acordo é benéfico para ambos os países, mas como esses benefícios chegarão ao consumidor final? O mais possível de acontecer é que o consumidor que importe peças ou até mesmo veículos com um preço mais baixo, mas ainda sujeito ao cambio.

 Além disso, pessoas físicas e concessionárias podem vir a exportar veículos com mais facilidade, devido a  ausência de tarifas, mas também com mais rapidez, uma vez que pode se usar o valor que seria usado para pagar tarifas pode ser usado para pagar por um serviço de entrega mais rápido e seguro.

FONTES: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-02/brasil-e-paraguai-assinam-acordo-de-livre-comercio-automotivo
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2019/12/09/ministra-paraguaia-da-detalhes-sobre-acordo-automotivo-com-o-brasil.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat